“A doença mental sob o olhar da Psicanálise” é tema de palestra no CPIP

O Centro de Prevenção e Intervenção nas Psicoses (CPIP) promove palestra “A doença mental sob o olhar da Psicanálise”, que será conduzida pelo voluntário da ONG, o psicólogo José Jacques. O evento vai ocorrer sábado, dia 7 de julho, às 16h, na sede do CPIP, Rua dos Andradas, 1727, sala 64 – Centro Histórico – Porto Alegre, e tem o objetivo de proporcionar um entendimento sobre a estrutura psicótica e suas nuances com a neurose, com base em Sigmund Freud e Jacques Lacan, e no psicanalista brasileiro Contardo Calligaris.

A atividade é aberta a psicólogas/os; estudantes de Psicologia, sociedade em geral; profissionais, gestores e comunidade escolar; que tenham interesse sobre o tema. O conteúdo da palestra irá proporcionar uma compreensão do atendimento clínico: “Sobre como nós atendemos o paciente ao fazer uma escuta psicanalítica, e qual a direção dar ao tratamento – para onde o paciente se encaminha quando visamos uma melhora terapêutica (…) e a importância que a doença mental pode nos ensinar enquanto um contraponto da neurose”, afirma Jacques, que trabalha com psicanálise lacaniana. O evento disponibiliza certificado de horas complementares para estudantes de cursos de graduação.

Para a presidente-voluntária do CPIP, Danielli Silva, a estrutura multidisciplinar da ONG possibilita um intercâmbio de experiências na área da saúde mental, o que resulta na promoção desses eventos. “A interdisciplinaridade é de extrema importância, e falar sobre o olhar da psicanálise neste contexto é reconhecer as contribuições e os saberes específicos dessa prática”, ressalta.

Os interessados deverão entrar em contato pelo e-mail: contato@vivendoereaprendendo.org.br. O valor da palestra é de R$ 20, que deverá ser pago no dia do evento. Todo o valor arrecadado será revertido para as atividades do Centro de Prevenção e Intervenção nas Psicoses, que proporciona a reabilitação psicossocial de portadores de transtornos mentais graves, por meio de atividades laborativas que promovam a ressocialização e convivência desses indivíduos.

José Jacques é formado em Psicologia pela Unisinos e tem uma importante atuação nos estudos de Lacan. O psicólogo já trabalhou na ala Mario Martins do Hospital Psiquiátrico São Pedro, voltado para pacientes com transtornos mentais, e participa da Associação Psicanalítica de Porto Alegre e da Escola de Psicanálise Lacaniana. Em sua produção acadêmica, redigiu a dissertação “A passagem dos nós S-I para nós S-R na direção de cura”, baseada no Seminário 2 de Lacan, para a Clínica Freudiana, em São Leopoldo, onde fez laboratório de psicanálise.

Confirme sua presença pelo evento no Facebook.

Assembleia Geral reúne associados e voluntários do CPIP

O momento foi de apresentação de pautas, entre elas o balanço de 2017, os objetivos para o ano de 2018 e proposta de nova reforma estatutária

Terça-feira, dia 5 de junho, às 14h, aconteceu a Assembleia Geral do Centro de Prevenção e Intervenção nas Psicoses, na sede da ONG (Rua dos Andradas, 1727, sala 64 – Porto Alegre / RS).

Respeitando as pautas indicadas, foram apresentados o relatório das atividades e o balanço fiscal de 2017, e as propostas para 2018.

Entre as propostas para este ano, estão inclusas agenda de eventos informativos para a comunidade e projeto de ação socioambiental para a redução de lixo na sede do CPIP.

Também foram propostas novas oficinas para o Projeto Vivendo e Reaprendendo em 2018: yoga, criatividade e audiovisual.

Na assembleia, também foram apresentadas as motivações para a reforma estatutária e assuntos referentes à gestão atual. Com isso, a conclusão da reforma estatuária, bem como a sua votação por parte dos associados, ficou agendada para o dia 3 de julho de 2018, às 13h30min, na sede do CPIP (Rua dos Andradas, 1727, sala 64 – Porto Alegre/RS).

“Várias dúvidas foram esclarecidas e o grupo se fortaleceu com a participação e contribuição de todos”, afirma Danielli Silva, presidente-voluntária do CPIP.

Conheça o Projeto Vivendo e Reaprendendo

Nos siga no Facebook

Nos siga no Instagram

Quer entrar em contato conosco? Envie um e-mail para: contato@vivendoereaprendendo.org.br

Documentário e Exposição dia 10 de maio no CPIP

O Centro de Prevenção e Intervenção nas Psicoses (CPIP) promove exibição do documentário “Vozes do Tempo” e exposição de arte do Projeto Vivendo e Reaprendendo na quinta-feira, dia 10 de maio, na sede do CPIP (Rua dos Andradas, 1727, sala 64).

O documentário “Vozes do Tempo” conta com relatos de alunos do CPIP e da Agafape, sobre a importância da arte em suas rotinas. Os alunos envolvidos possuem diagnóstico de esquizofrenia, transtorno de humor com sintomas psicóticos e outros transtornos psicóticos graves, e participam das atividades das duas entidades. O documentário “Vozes do Tempo” faz parte da dissertação de mestrado da voluntária do CPIP Elaine Regina, mestre em Reabilitação e Inclusão. Elaine Regina é atriz, bonequeira e trabalha com Educação Especial e arte.

Serão oferecidas duas sessões do documentário, uma às 17h e outra às 18h30min.

Confira o teaser do documentário:

Documentário “Vozes do Tempo”
Duração: 15 minutos.
Ano: 2016.
Direção: Elaine Regina
Produção: Bumbá Produtora de Conteúdo

Em paralelo, acontece exposição beneficente com obras de arte dos alunos do CPIP, produzidos nas oficinas do Projeto Vivendo e Reaprendendo. Os quadros estarão à venda com objetivo de arrecadar doações para a ONG.

Além de oferecer um espaço para resgatar a socialização de portadores de transtornos mentais graves, a missão do CPIP é, também, de transmitir conhecimento e conscientizar familiares, alunos, e todo o público interessado, sobre doenças mentais. Esse evento será um momento de escutar as experiências dos alunos através do documentário, e também de conhecer mais a ONG e as atividades que são desenvolvidas nela.

Confirme sua presença no evento do Facebook.

Entrada gratuita. Venha participar desse momento!

Exposição Vivendo e Reaprendendo e Documentário Vozes do Tempo